Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval: Durante a gandaia

Quer aproveitar o Carnaval sem detonar (tanto) seu corpo? Siga nossas dicas para o antes, durante e depois, evite o desgaste e parta para o abraço!



>> Proteção solar: Não esqueça o protetor mesmo que você esteja bronzeado. Com ele você não corre o risco de torrar no primeiro dia e depois passar o resto da gandaia enfrentando o empurra-empurra com a pele sensível e ardida. Aplique no rosto, pescoço, orelhas, pernas e braços. E se a careca já está dando o ar da graça use protetor em spray, próprio para cabelo e couro cabeludo.

>> Calor: Sempre que puder, molhe a cabeça com um copo de água ou coloque um pano úmido. Resfriar o corpo é importante para manter a pressão arterial estável.

>> Nutrição: o ideal seria fazer todas as refeições, o que significa comer a cada três ou quatro horas. A comida é o combustível para os músculos e para o cérebro, que vai trabalhar de forma mais eficiente para manter a disposição, o pique, o alto-astral e o bom humor. Se for difícil manter essa rotina, tente fazer pelo menos duas refeições bem balanceadas no dia. Ainda que a fome esteja menor por causa do calor, nem pense em ir para a folia de estômago vazio.

>> Álcool e energético: Sim, já sabemos que você vai encher a cara. Mas é bom lembrar que o álcool inibe a produção de um hormônio conhecido como antidiurético. Você vai querer tirar a água do joelho de cinco em cinco minutos. Isso, somado à transpiração excessiva, é o princípio da desidratação. Álcool e energéticos são uma mistura que não dá certo. O primeiro tem efeito depressor e os energéticos, que são estimulantes, mascaram o nível de intoxicação causada pela bebida. Fique esperto: cansaço é uma das formas de o corpo dizer que você já passou da conta.

>> Hidratação: numa noite de esbórnia carnavalesca, a perda de líquido pode diminuir seu peso em cerca de 2 quilos. Nada para comemorar, amigo. É um déficit enorme num período curto de tempo, sinal de que o corpo está debilitado pela grande perda de água por meio do suor, que leva embora sais minerais. Claro que há ainda o consumo de gordura e carboidrato, que contribui para a perda de peso, mas o que vai embora mesmo é água. Nesse caso, seu metabolismo fica mais lento e seu corpo parece ter 1 tonelada. Ele perde muito peso por causa da perda de líquido, que vem principalmente do sangue. Bingo: o sangue torna-se mais viscoso e isso provoca sobrecarga no coração, que tem de se esforçar mais tentando empurrar esse sangue “mais pesado”, e nos rins, que diminuem seu trabalho de filtração sangüínea tentando poupar água (entendeu por que você precisa beber montes de água?). Atletas preparados já morreram de desidratação.

Cãibras também são sinais de que está faltando água no radiador. Se nada disso o comoveu, pense no dia seguinte: se intercalar água com seus goles de álcool, a ressaca será bem menor. Portanto, a regra número 1 é: além da grana da cerveja, inclua no orçamento a grana da água. Se sentiu sede deve ser porque você está desidratado e não vale cerveja para resolver o problema – ela não resolve. Não gosta de água? Valem sucos, água-de- coco e isotônicos.



Fonte: Men's Health,


Nenhum comentário:

Postar um comentário